Isso representa uma perda de 92,89% no poder de compra.
Mas se você tivesse investido em um ativo que te garantisse a variação da inflação no período, teria R$ 765,60 em conta. Isso só em relação à variação do IPCA, indicador oficial de inflação no Brasil.
Investir em títulos atrelados à inflação, além de fazer com que o investidor não perca o seu poder de compra, ainda oferece um ganho real, pois geralmente é adicionada uma taxa fixa à remuneração.
Por isso, separamos 3 motivos para investir em ativos atrelados ao IPCA, segundo research da XP Investimentos.
1. Obter ganhos reais
Investir em ativos atrelados ao CDI ou prefixados não é a melhor opção para retornos acima da inflação.
Um ativo que tem remuneração de IPCA + 5% a.a., por exemplo, irá pagar, no vencimento, além da variação do IPCA, um ganho real de 5% ao ano.
Mas atenção, caso você invista em Crédito Privado ou Títulos Públicos, os ativos apresentarão volatilidade, dada a marcação a mercado.
2. As previsões não acertam sempre
Quando observamos as estimativas do IPCA, divulgada semanalmente pelo Boletim Focus do Banco Central, e comparamos com o indicador real, divulgado pelo IBGE, as expectativas geralmente subestimam a inflação real.
Isso se deve aos choques inflacionários, que tem uma natureza imprevisível, causando impactos de grandes magnitudes.
3. O cenário é favorável para IPCA+
Em um momento de tanta incerteza econômica, onde as expectativas de inflação continuam elevadas em todo o mundo, principalmente nos EUA, onde os dados de mercado de trabalho mostram resiliência da demanda de mão de obra e crescimento real dos salários pressionando os preços de bens e serviços, as taxas de juros têm sido constantemente elevadas.
No Brasil, as taxas de juros de longo prazo acompanham o movimento americano. Adiciona-se a isso incertezas quanto ao cenário fiscal.
Mas lembre-se, antes de investir em qualquer ativo, converse com seu assessor de investimentos para saber se essa classe de ativos se encaixa no seu perfil investidor e avaliar o seu portfólio atual. 💬
Fonte: Expert XP