É comum que, ao não se sentir muito bem, as pessoas realizem automedicação, muitas vezes seguindo conselhos de terceiros, mas nem sempre essa é a melhor alternativa: pode ser que o autodiagnostico esteja errado, o remédio pode não trazer os resultados esperados e piorar os sintomas.
Quando se trata de investimentos, há uma situação semelhante: o melhor investimento para uma pessoa, pode não ser o mais indicado para outra, pois os fatores que influenciam essas escolhas são amplos e diferem de individuo para indivíduo.
Assim, no caso de enfermidades, o recomendado é ir ao médico e, no caso de investimentos, um especialista do setor também deve ser consultado.
Após responder o questionário, você estará enquadrado em um dos perfis: conservador, moderado e agressivo/arrojado.
De acordo com o perfil identificado, você poderá receber direcionamentos para seus investimentos que estarão muito mais adequados ao perfil de risco, horizonte e objetivo de investimento.
É importante ressaltar que o perfil de investidor não é imutável – ou seja: os investidores podem e vão mudar de perfil ao longo do tempo, principalmente quando adquirem mais experiência e conhecimento de como funciona o mercado financeiro.